A insalubridade no ambiente de trabalho é um tema central em relação à saúde e segurança dos trabalhadores. Refere-se a condições que podem prejudicar a saúde devido à exposição a agentes físicos, químicos ou biológicos.
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) estabelece direitos e critérios para o adicional de insalubridade, incluindo o cálculo com base no grau de insalubridade e a necessidade de laudo técnico.
Com a reforma trabalhista de 2017, houve mudanças relacionadas à negociação direta entre empregadores e empregados para estabelecer o grau de insalubridade e respectivo adicional. É essencial diferenciar o adicional de insalubridade do adicional de periculosidade, que se referem a situações distintas de risco no ambiente de trabalho.
Controlar a jornada de atividades insalubres e orientar os trabalhadores é fundamental, assim como identificar exemplos de atividades insalubres, com riscos provenientes de indústrias químicas, construção, trabalhos hospitalares, mineração, exposição a radiações e temperaturas extremas.
Fonte: exame.com
#Insalubridade #SegurançaNoTrabalho #DireitosTrabalhistas
Todos os direitos reservados
MPM Sites e Sistemas - CNPJ: 12.403.968/0001-48