se você recebeu uma intimação, isso pode significar duas coisas: ou você é suspeito de ter praticado algum crime e está sendo investigado por isso; ou você é uma testemunha importante, que pode ter algo a contribuir com a investigação.
A primeira questão importante a ser apurada é ler o que está sendo pedido na intimação. Dessa forma, é preciso identificar se você está sendo chamado para depor na condição de investigado ou na condição de testemunha.
Muitas vezes, isso já vem esclarecido no próprio mandado de intimação; outras vezes, essa condição acaba sendo informada no próprio contato efetuado pelo agente policial.
Hoje em dia, as “intimações” podem ser feitas por Whatsapp, e nessa oportunidade o próprio agente policial poderá informar se a pessoa será ouvida como suspeita ou como testemunha.
Toda pessoa investigada possui o direito de ser acompanhada e representada por um advogado.
Assim, esse profissional poderá ter acesso prévio ao inquérito policial, para conhecer todos os elementos da investigação, e, com base nisso, poderá auxiliar na sua preparação para o depoimento, esclarecendo todas as possíveis implicações e consequências das suas afirmações.
Além disso, o advogado criminalista poderá estar ao seu lado no dia do depoimento, protegendo-o de qualquer tipo de influência ou pressão psicológica que possa vir a ser exercida pelos agentes policiais, fazendo com que seus direitos sejam integralmente respeitados, inclusive o sagrado direito de permanecer em silêncio.
Fonte:www.jornalcontabil.com.br
Todos os direitos reservados
MPM Sites e Sistemas - CNPJ: 12.403.968/0001-48