Jurisite

STJ Define que Contribuição Previdenciária é Devida Sobre Adicional de Insalubridade


 

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que contribuições previdenciárias devem incidir sobre adicional de insalubridade, considerando a verba como remuneratória. O entendimento foi respaldado pela sólida jurisprudência do STJ e acompanhado pelos demais ministros.

O adicional de insalubridade é um benefício destinado a compensar trabalhadores expostos a condições prejudiciais à saúde. Ele representa um acréscimo salarial proporcional ao grau de risco enfrentado, que pode variar de 10% a 40%, conforme os níveis mínimo, médio e máximo de insalubridade.

A questão foi considerada de grande relevância tributária e afetada como repetitiva no STJ, dada sua recorrência nos tribunais. A discussão reuniu amplo histórico de acórdãos e decisões monocráticas, evidenciando sua importância na esfera jurídica.

Fonte: Contábeis

#STJ #AdicionalDeInsalubridade #ContribuiçãoPrevidenciária #Jurisprudência


Localização

Santa Cruz do Rio Pardo

Av. Tiradentes, 360
2º Andar, Sala 24 - Centro
Santa Cruz do Rio Pardo / SP

Localização

São Paulo

Av. Domingos Odália Filho, 301
Conj 1101 - 1105
Osasco / SP

Olá,

Chame-nos para conversar!