5 Mitos que todo empresário no Simples Nacional tem
O Simples Nacional é a maneira mais conhecida pelos empresários de como declarar e pagar os seus impostos, por isso, envolve muitas crenças e um senso comum que não estão ligadas a realidade.
Com esses Mitos, vem muito dinheiro perdido e muitas empresas que fecham por falta de organização.
Vamos aos Mitos:
1 - "Com o Simples Nacional eu pago menos imposto..."O Simples Nacional só unifica os impostos em um único boleto, isso não significa que se você estivesse em outros regimes pagaria mais imposto, muito pelo contrário.
Dependendo da sua atividade, você pode ganhar dinheiro vendendo crédito de imposto.
2 - "Eu não preciso ter livro caixa ou qualquer livro fiscal"Essa crença até doí o coração. Qualquer empresa no Brasil precisa ter documentos mínimos de registro de movimentação, seja financeira, de serviço, de notas fiscais, etc.
As empresas no Simples Nacional possui como obrigação ter esses documentos, inclusive, sempre atualizados e se possível digitais para uma eventual fiscalização. Caso não tenha pode receber uma multa da Receita Federal.
3- "A empresa no Simples Nacional não é obrigada a emitir Nota Fiscal Eletrônica"Basicamente todos os Estados adotaram as Notas Fiscais Eletrônicas para substituir as antigas em talões de papel. Se a emissão não for eletrônica, a sua empresa está completamente arcaica ou sonegadora.
Independentemente de você trabalhar com outras empresas ou com consumidor, todas as empresas no Brasil devem emitir Nota Fiscal, pode ser Nota Fiscal do Consumidor, de Serviço, de Transporte, de Doação, etc.
4 - "Aqui na Empresa nós não declaramos tudo que vendemos, fazemos com um valor menor e com uma nota fria"Basicamente todo o dinheiro hoje é eletrônico, seja por conta do cartão de crédito ou pelos pagamentos por pix.
Todas essas operações são rastreáveis e deixam registros, o que facilita em muito a fiscalização da Receita Federal, que pode fazer toda a consulta dos seus dados sem sair da cadeira dela.
Mesmo que você mande o dinheiro para uma outra conta, e essa outra pessoa que te repasse, a origem do seu dinheiro tem que ter algum registro, e isso a Receita consegue identificar e autuar todas as empresas que têm feito as operações de maneira irregular.
5 - "Fazer um Planejamento Tributário ou Recuperar Créditos de Impostos pagos a mais vai chamar a atenção da Receita Federal"Duas coisas são certas nessa vida, uma é a morte e a segunda é que você vai ser fiscalizado pela Receita Federal.
Antigamente eles precisavam ir com os Fiscais no Local da empresa, hoje é com um simples acesso na internet que eles verificam toda a sua movimentação financeira.
O Planejamento Tributário, o Compliance e a Revisão Fiscal são procedimentos que vão te adequar `a Lei e facilitar o dialogo com os Fiscais, porque você estará fazendo o certo, a sua classificação para a Receita Federal passa a ser diferente.
Por isso, são coisas importantíssimas para se fazer na sua empresa.
Fonte: JusBrasil