Jurisite

Buser é condenada por atraso de 6 horas devido à falta de combustível


03/02/2025

A 15ª câmara de Direito Privado do TJ/SP condenou a Buder a indenizar passageira em R$ 4 mil por danos morais após atraso de 6 horas causado pela falta de combustível em um ônibus.

Colegiado reconheceu a responsabilidade objetiva da Buser na prestação do serviço de transporte.

De acordo com os autos, a passageira adquiriu passagem em uma plataforma digital para viajar de Uberlândia/MG a São Paulo/SP. Durante o trajeto, o combustível do ônibus acabou, e os passageiros ficaram quase seis horas aguardando no acostamento até a chegada de um veículo de apoio para reabastecimento.  

O relator do recurso, desembargador Vicentini Barroso, afastou a tese de ilegitimidade da empresa, que alegou atuar apenas como intermediadora entre passageiros e companhias de transporte.

Segundo ele, "os serviços da ré não se limitam à viabilização de contato entre empresas parceiras e pessoas interessadas na prestação dos serviços de transporte, já que é remunerada com a concretização da tarefa".

O magistrado destacou ainda que a empresa tem "inegável domínio da atividade empresarial que explora", determinando condutas a motoristas e exigindo avaliação dos serviços pelos usuários.  

Além disso, o desembargador pontuou que "eventuais problemas operacionais elétricos ou mecânicos no ônibus (ou a alegada falta de combustível), em verdade, constituem fortuito interno inserido nos desdobramentos naturais da atividade explorada, incapaz de excluir a responsabilidade da prestadora de serviços".

Processo: 1073955-04.2024.8.26.0100

Fonte: www.migalhas.com.br

Localização

Santa Cruz do Rio Pardo

Av. Tiradentes, 360
2º Andar, Sala 24 - Centro
Santa Cruz do Rio Pardo / SP

Localização

São Paulo

Av. Domingos Odália Filho, 301
Conj 1101 - 1105
Osasco / SP

Olá,

Chame-nos para conversar!