Jurisite

Cias aéreas foram processadas mais de 24 mil vezes em RO e cortam voos


27/07/2023

Nesta semana, as empresas Azul e Gol anunciaram redução dos voos para Rondônia. O motivo seria a grande quantidade de processos contra as companhias aéreas no Estado.

Levantamento do TJ/RO aponta que, entre janeiro de 2022 e junho de 2023, cerca de 9% dos voos operados nesse período foram judicializados. Segundo o estudo, as companhias Azul, Gol e Latam tiveram mais de 24 mil processos, sem contar os casos que ainda estão em tramitação e sem julgamento.

No caso da Azul, que possuía mais voos para o Estado e, consequentemente, o maior número de processos, os cancelamentos e atrasos de voos foram os principais objetos das ações, seguidos de dano moral, dano material e direito de imagem.

Além dessas, ações por abatimento proporcional de preço, transporte aéreo, extravio de bagagem, práticas abusivas e análise de crédito também foram assuntos dos processos.

Em nota enviada ao Migalhas, o TJ/RO informou que não tem qualquer responsabilidade pelo alto índice de demandas judiciais ajuizadas contra a empresa aérea Azul.

Disse que, conforme o levantamento realizado, o grande volume de demandas ajuizadas contra a empresa diz respeito ao cancelamento e atraso de voos, o que é de responsabilidade da própria companhia, por sua forma de atuação e de suas escolhas empresariais.

"Os dados levantados foram entregues à empresa aérea em reunião realizada com sua assessoria jurídica no mês passado. A Justiça de Rondônia reafirma seu compromisso com o cidadão de oferecer efetivo acesso à Justiça àqueles que tenham seus direitos violados."

Fonte: Migalhas 

Localização

Santa Cruz do Rio Pardo

Av. Tiradentes, 360
2º Andar, Sala 24 - Centro
Santa Cruz do Rio Pardo / SP

Localização

São Paulo

Av. Domingos Odália Filho, 301
Conj 1101 - 1105
Osasco / SP

Olá,

Chame-nos para conversar!