IRPF 2022: Receita abre consulta ao 4º lote de restituição nesta quarta-feira (24)
Nesta quarta-feira (24), a partir das 10h, os contribuintes que ainda não receberam a restituição do
Imposto de Renda Pessoa Física 2022
(IRPF) e possuem valores pendentes de ressarcimento, poderão consultar se foram incluídos no 4º lote de acertos da autarquia.
Este é o penúltimo lote de restituição previsto para este ano, e nele serão contemplados 4.462.564 brasileiros, entre prioritários e não prioritários, e inclui também restituições residuais de exercícios anteriores
O último lote de ressarcimentos está previsto para o final de setembro, incluindo aqueles que demoraram mais tempo para enviar o
IRPF neste ano.
O valor total do crédito a ser devolvido aos contribuintes neste lote é de R$6 bilhões. O acerto será feito a todos os contemplados no dia 31 de agosto, próxima quarta-feira.
Desse total, R$ 265.909.045,61 referem-se ao quantitativo de contribuintes que têm prioridade legal, sendo 7.855 contribuintes idosos acima de 80 anos, 60.575 contribuintes entre 60 e 79 anos, 5.514 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 25.854 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Foram contemplados ainda 4.362.766 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 30/05/2022.
Para conferir se a restituição está disponível, o contribuinte pode acessar a
página da Receita na internet, clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição".
A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.
A consulta também poderá ser feita pelo aplicativo oficial da Receita, disponível para tablets e smartphones, que consulta diretamente no sistema do órgão sobre a liberação das restituições, e ainda a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
Acerto do pagamento
O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na Declaração de
Imposto de Renda.Se por algum motivo, o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB.
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá fazer o requerimento pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu
Imposto de Renda e clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".
Fonte: Portal Contabéis