Jurisite

Juiz fixa prescrição da pretensão executória e extingue punibilidade


05/02/2024

O juiz de Direito Valter Tadeu Carvalho, da vara de Execução penal de Campo Grande/MS, declarou prescrita pena aplicada a acusado que se encontrava preso, com condenação transitada em julgado, pelos delitos de receptação qualificada, falsificação de documento público, adulteração de sinal identificador de veículo automotor e utilização do selo ou sinal falso.

No caso, a somatória das penas atingia o patamar de 12 anos e 10 meses, mas por se tratar de concurso material, cada pena foi considerada de forma isolada, sendo que a maior aplicada foi de três anos e seis meses de reclusão.

O trânsito em julgado para a acusação ocorreu em dezembro de 2008, anteriormente ao marco temporal fixado pelo STF no ARE 848.107 e mais de 14 anos antes do início do cumprimento da pena - que somente se deu em 28 de setembro de 2023.

Reconhecendo isso, o magistrado extinguiu a punibilidade do sentenciado.

O advogado Leonardo Magalhães Avelar, do Avelar Advogados, responsável por ter formulado o pedido ao juízo da execução, afirma que a decisão "é elogiável por ter se atentado à importância do sistema de precedentes, além de oferecer uma visão garantista em relação à aplicação da prescrição da pretensão executória no caso concreto".  

Fonte: www.migalhas.com.br 

Localização

Santa Cruz do Rio Pardo

Av. Tiradentes, 360
2º Andar, Sala 24 - Centro
Santa Cruz do Rio Pardo / SP

Localização

São Paulo

Av. Domingos Odália Filho, 301
Conj 1101 - 1105
Osasco / SP

Olá,

Chame-nos para conversar!