Processo dos EUA contra Google por monopólio começa a ser julgado hoje

Nesta terça-feira, 12, começa um julgamento histórico nos Estados Unidos. Com efeito, será julgada uma ação movida pelo governo americano contra o Google por supostas práticas monopolistas em seu sistema de buscas.

No processo, o Departamento de Justiça dos EUA afirma que o Google teve atitude monopolista ao fechar acordo com fabricantes - principalmente a Apple -, navegadores e outras empresas para tornar seu mecanismo de busca como o padrão nos dispositivos.

Uma ação desse tipo contra uma big tech não acontecia no país desde os anos 90, quando o alvo foi a Microsoft. Na ocasião, o Departamento da Justiça acusou a empresa de exigir que todos os computadores pessoais vendidos com o sistema operacional Windows fossem equipados exclusivamente com o navegador Internet Explorer.

Em sua defesa, a Alphabet, dona do Google, sustenta que suas práticas comerciais são legais e comuns na indústria. Além disso, diz que seus acordos com as fabricantes não são exclusivos e que os usuários podem alterar as configurações padrão para outros mecanismos de busca.

O julgamento tem previsão de durar dez semanas e terá duas partes. Primeiro, o juiz do Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito de Colúmbia determinará se o Google violou a lei. Em caso afirmativo, o juiz considerará possíveis maneiras de corrigir a situação.

O Departamento de Justiça ainda não informou quais medidas solicitará ao Tribunal que imponha ao Google em caso de vitória.

Fonte: www.migalhas.com.br 


Todos os direitos reservados

MPM Sites e Sistemas - CNPJ: 12.403.968/0001-48