Jurisite

Senado debate hoje PEC que limita poderes de ministros do STF


19/10/2023

O Senado vai discutir, em sessão temática marcada para esta quinta-feira, 19, às 11h, a PEC 8/21, que limita decisões monocráticas e pedidos de vista de ministros do STF. 

O requerimento para a discussão da PEC foi apresentado pela presidência do Senado.

A proposta veda a concessão de decisão monocrática que suspenda a eficácia de lei ou ato normativo com efeito geral ou que suspenda ato dos presidentes da República, do Senado, da Câmara ou do Congresso.

A proposta também estabelece que pedidos de vista devem ser concedidos coletivamente e por prazo máximo de seis meses.

A proposta, que tem como primeiro signatário o senador Oriovisto Guimarães, foi aprovada pela CCJ - Comissão de Constituição e Justiça no início de outubro.

Em dezembro de 2022, o Supremo já havia aprovado mudanças no regimento interno da Corte acerca do tema. Na emenda regimental 58/22 ficou definido o prazo de 90 dias para devolução do pedido de vista, e também a implementação da análise de liminares em sessão extraordinária no plenário virtual, em 24 horas, pondo fim à prevalência de decisões monocráticas.

Fonte: www.migalhas.com.br 

Localização

Santa Cruz do Rio Pardo

Av. Tiradentes, 360
2º Andar, Sala 24 - Centro
Santa Cruz do Rio Pardo / SP

Localização

São Paulo

Av. Domingos Odália Filho, 301
Conj 1101 - 1105
Osasco / SP

Olá,

Chame-nos para conversar!