Jurisite

TJ/PR: Avô paterno e tio materno terão tutela compartilhada de menor


01/09/2023

A 11ª câmara Cível do TJ/PR concedeu pedido de tutela compartilhada de adolescente com o tio materno e o avô paterno. Seguindo voto do relator, desembargador Della Vecchia, colegiado observou que a própria adolescente demonstrou interesse da tutela compartilhada.

Consta nos autos que os pais de adolescente faleceram e foi negada tutela compartilhada entre o tio e o avô.

Nas razões do recurso, o avô paterno alegou estar apto a exercer conjuntamente com o tio materno a tutela compartilhada da neta. Ainda, não se opôs que a residência de referência seja a do tio, podendo ser permitida a visitas aos avós no final de semana. Por fim, pediu a fixação da tutela compartilhada

Ao analisar o caso, o relator, desembargador Della Vecchia, observou que tanto estudo social, como a manifestação do MP foram favoráveis à concessão da tutela compartilhada, por entenderem não haver óbice na sua concessão.

O magistrado ainda observou que a própria adolescente demonstrou interesse de ser assistida pelo tio materno em conjunto com o avô.

"Assim, não vislumbro óbice na concessão da tutela compartilhada, possibilitando que todos os interessados prestam a assistência necessária e fundamental a [adolescente], que, pelo infortúnio da perda precoce de seus pais, depende desta medida para ser representada legal e administrativamente nos afazeres de sua vida."

Já em relação à visitação, o desembargador fixou que deverá ser acordada entre os tutores e a adolescente, de modo que tal situação se adeque aos interesses e disponibilidades dela.

Assim, conheceu e deu provimento ao recurso do avô paterno para o fim de estabelecer a tutela compartilhada da menor. A decisão foi unânime.

Fonte: www.migalhas.com.br 

Localização

Santa Cruz do Rio Pardo

Av. Tiradentes, 360
2º Andar, Sala 24 - Centro
Santa Cruz do Rio Pardo / SP

Localização

São Paulo

Av. Domingos Odália Filho, 301
Conj 1101 - 1105
Osasco / SP

Olá,

Chame-nos para conversar!